quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Topo 4+1 - Piores substitutos das HQ's

Depois do Top 5 de clipes dos anos 80 feito pelo Rafael, vou requentar um bem bacana e engraçado que fiz na época do Q de Quadrinhos. Esse vai em "homenagem" para os piores substitutos de heróis de quadrinhos. Muitos surgindo nos anos 90, a época desesperada dos gibis. Achei que estava tendo uma idéia original, mas foi mais inspirada em um Podcast do Melhores do Mundo.

4 - John Henry Irons (Superman)




John Irons é herói de segundo escalão da DC, como Aço (que teve filme homônimo de 1997 com Shaquille O'Neal no papel principal) e "substituiu" Clark Kent, depois da fracassada e famigerada "Morte do Superman". Na verdade, ele diz que não queria substituir o escoteiro alienígena, mas carregar o espírito que ele representava. Tudo bem, tudo lindo, mas se não era pra substituir, pra que usar o S no peito? É como se a Coca-Cola "morresse" e a Pepsi muda a embalagem pra vermelho e usasse as garrafas com o formato patentiado da Coca. Tava de olho era na carreira de primeiro escalão na DC, isso sim. E tá, vai dizer que o S dele é de "Steel"? Por não ser substituto, mas um oportunista, fica com a quarta posição.


3 - John Walker (Capitão América)





John (de novo) foi um cara que perdeu o irmão no Vietnã e queria honrar seu irmão, indo pro exército. Ele recebeu uma dispensa "honrosa" do exército (incompetência?) e aí escutou que um cara podia lhe dar poderes. Agora todo poder, ele deu a louca de peitar o Capitão América como o Super-Patriota. Só de tentar peitar o lendário, ele já não bate bem.


Logo depois, O C.A original, teve de abandonar o manto, a pedido do próprio governo norte-americano. Tudo não passava de um plano do Caveira Vermelha, o algoz máximo do Capitão, que ainda queria difamar a imagem do bandeira perante a sociedade americana. Para isso, ele chamou, adivinhem quem? Sim, o nóia do John Walker, achando que estaria salvando sua nação. Mas ele só fez cagada e lá foi o Steve Rogers consertar de novo.


No fim, John assumiu que ele não era feito para ser "estrela" e ficou como personagem secundário vestindo o manto do Agente Americano. Fica com a terceira posição por conseguir ser mais patriota (chato) que o Steve Rogers.


2 - Kyle Rayner (Lanterna Verde)





Kyle era um desenhista. Pronto, até então era a única coisa que sabíamos desse cara. Ganhou o anel verde que era de Hal Jordan sem muita explicação. Estava na hora errada, no lugar errado. Errado, porque Kyle foi um personagem cheio de idas e vindas depois que ingressou no universo DC. Sua personalidade parece que não existia, formando-a apenas depois de viajar pelas galáxias. Sendo assim, seu personagem não tem muita credibilidade. Em momentos, tentaram fazer de Kyle, um novo Hal Jordan (talvez os editores se arrependeram de ter matado o Lanterna Verde ícone). Por ser um "mal-caráter", fica com a segunda posição.


1 - Azrael (Batman)




Esse é um sujeito que recebeu críticas até morrer. E até reviver.

Jean-Paul Valley era um estudante nerd, mas na verdade, o último na linhagem de uma organização assassina "Ordem de São Dumas". Ele foi treinado pra ser um assassino de primeira, mas trombou com o Batman, se ajudaram e então ficaram aliados. A personalidade de Azrael não é o problema. Nem o seu jeitão de personagem dos 90's (isso, todo mundo tava na onda). O que pegou mesmo, foi quando Bruce Wayne, com a coluna destroçada, escolheu ele, para ser Batman. Um Batman cheio de traquinagens tecnológicas e armadura duvidosa. É o bastante para ele ficar na posição 1. Quase levou um ícone pro ralo. Quase, porque quem levou a franquia Batman pro lixo, foi Joel Schumacher e o seu Batman & Robin.


+1 - Ben Reilly (Homem-Aranha)




Ok. Esse é complicado. Tentem me acompanhar.

Ben Reilly surgiu como Aranha Escarlate. Um novo Homem-Aranha para os anos 90. Sim, ele é filho dessa linhagem. Tudo bem, até então. Ele era tipo, um Azrael. E, como o mesmo, chegou o dia em que assumiu o manto de Peter Parker. Certo, tudo igualzinho ao morcego. Não poderia ser pior, poderia? Sim. E foi. A Marvel deve ter achado isso mesmo. Que estava igual ao Azrael e tudo mais, que eles tinham que diferenciar do concorrente. Alguém teve, então, uma luz. Que parecia ser mais uma sombra. No meio da confusão da Saga do Clone, resolveram confundir tudo de uma vez. Em algum ponto da saga, foi dito que na verdade, Ben Reilly era o verdadeiro Homem-Aranha e que Peter Parker era o clone. Sim! Quem havia acompanhado os 30 anos de Aranha até aquele ponto, não estava acompanhando a verdadeira história, mas sim, a história de um clone. 30 anos! A Marvel, enfim, ganhou como a maior cagada já feita em HQ's. Os editores sorriram uns para os outros e disseram enfim: "Conseguimos." Depois, eles deram qualquer jeito para dizer que era tudo mentira, pegadinha. Que Peter era, de fato, o verdadeiro Homem-Aranha. E como qualquer bom funcionário temporário, Ben foi morto depois de servir o seu propósito. Por mais que eu tenha começado a acompanhar Homem-Aranha nessa fase, tenho que admitir: Ben Reilly é, definitivamente, o pior substituto de Heróis de Quadrinhos.

2 comentários:

  1. Eu sou o único fã declarado do Batman/Azrael. Os outros estão todos dentro de seus armários. :o)

    A série "A Queda do morcego" me marcou muito. Eu tava na adolescência, na época, e o Batman representava muito pra mim. Vê-lo ser quebrado e substituído pelo piradão Azrael foi forte.

    Mas, reconheço, sou um fã de Batman pra lá de anticonvencional: gosto do Azrael e prefiro os filmes e 1989 e 1992.

    ResponderExcluir
  2. É Vitor... como vc viu, foi meio vergonhoso admitir que comecei mesmo nas hq's no finzinho da saga do clone. E eu adorava!
    Mas olhando pra trás, foi uma estratégia muito descabelada, tanto essa quanto outras da década de 90 (urgh!).

    Agora, essa de preferir os filmes do Tim Burton eu não perdoarei mesmo! hahaha!

    ResponderExcluir