terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Anarchy In Egypt"

"Cenas de anarquia e caos no Egito"

Povo egípcio comemorando renúncia de Mubarak
 
Foram coisas que ouvi durante a cobertura de parte da imprensa, durante o início da demanda popular ocorrida no Egito. Apesar de estarem separadas, as palavras "anarquia" e "caos" continham um teor de preocupação por parte do emissor da notícia. Erroneamente.

As duas palavras estão ligadas, porém são totalmente diferentes. Ainda hoje, se tem uma visão distorcida do real significado de anarquia. "Esses anarquistas!". A vertente política da anarquia tornou-se um pejorativo de pessoas...caóticas. Vamos dissecar a palavra para entendermos melhor?

Anaraquia:

Do grego αναρχία (anarkhia), cujas raízes são: αν(α), an(a), "sem", e αρχ(ος), arkh(os), "governador, autoridade". (Fonte: Wikcionário http://pt.wiktionary.org/wiki/Anarquia)

Já o caos, tem muitas definições. Mas basicamente, o caos seria o nada, a ausência de fatos ordenados. Vem do grego χάος, que significa abismo tenebroso.

Ou seja, são duas palavras bem diferentes. Note que anarquia é basicamente "ausência de poder", quando o caos é "ausência de ordem". Sim, existe ordem na anarquia. Uma ordem clamada pelo povo, uma ordem que será escolhida após o caos.
Etimologia pessoal, tenham isso na ponta da língua. O significado das palavras. O pejorativo é perigoso, muito perigoso. As palavras estão aí por alguma razão e são ditas em certos casos por alguma razão. E uma frase de Vladimir Safatle, professor de filosofia da USP, deixa claro a importância de saber trabalhar as diferenças:

“Um dos traços fundamentais da inteligência é a capacidade de operar distinções”

Que a anarquia no Egito seja comemorada. Que ela se espalhe pelo mundo, pois ela é o passo ideal para a liberdade. Que a liberdade de escolher nosso destino seja o nosso destino.

Um comentário:

  1. Hoje o @LaColmeia bateu exatamente 600 visitas ...
    Porque essa foto é bizarra haha :P

    ResponderExcluir