segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Meus 5 clipes favoritos dos anos 80

Aproveitando o texto anterior do Melchior sobre a música contemporânea, peguei o carro dele emprestado e voltei alguns quilômetros.

Vou dar uma de Rob Fleming pra relaxar, descontrair, com uma listinha amiga e educativa dos meus clipes favoritos dos anos 80.

Quem me conhece sabe que não sou afeito aos padrões, surreal, mestre de cerimônias loucas e outras bobagens. Minhas preferências estéticas não poderiam ser diferentes.

Bem, vamos lá, vou começar com um light:

Tears For Fears - Sowing the Seeds of Love

A banda, pra quem não conhece (duvido que alguém não conheça ao menos Shout ou Everybody wants to rule the world, mas), é inglesa e toca um pop rock com sintetizadores cheios de vigor, assim como a voz de Orzabal, além de possuir letras sobre os sentimentos mais primários do ser humano. É simplesmente foda.

O clipe que escolhi deles é o mais psicodélico e simbólico possível, dirigido pelo grande Jim Blashfield (que trabalhou com o Talking Heads e, recentemente, colaborou com o Weird Al Yankovic). Sowing the seeds of love chegou a ganhar dois prêmios na MTV: de melhores efeitos especiais e de vídeo inovador.



Soft Cell - Tainted Love

Esta música todo mundo conhece, daquelas baladinhas anos 80 ou das festas de aniversário dos pais.

Soft Cell é uma banda de new wave que também se deu muito bem com os sintetizadores. Fez muito sucesso com esta música, gravada originalmente por Gloria Jones, mas eles têm outras músicas tão interessantes quanto, mais perversas, sombrias, irreverentes. Recomendo o CD Non-Stop Erotic Cabaret :)

O clipe, não sei se sou exagerado, contém cenas com referências ao homossexualismo (todo mundo vestido como os romanos, um negão sem camisa fazendo ventinho nas costas do Marc, et cetera) e à pedofilia, afinal, o cara tá cantando Tainted Love para uma garotinha! Sou maluco, imagino coisas?! Não sei, assista o clipe e depois responda nos comentários:



Devo - That's Good

Não sei definir Devo. É rock, é industrial, é pop, tem sintetizador, é estranho, é distópico, é futurista (daquela safra que só a década de 80 poderia ter produzido).

Devo vem de devo-lution, não devolução, mas de-evolução, a fase que o ser humano está vivendo, de acordo com eles, de regresso, de atraso mental, vamos voltar às cavernas!

O clipe de That's Good é fantástico, nostálgico (pra mim), irônico, provocante. Aliás, chegou até a ser barrado pela censura, por causa das cenas em que uma batata frita penetra uma rosquinha e em seguida surge uma mulher um pouco agitada, nua hahaha. Imperdível!



Alphaville - Sounds Like a Melody

Devo confessar que não conhecia nada de Alphaville, além de Big in Japan, até um mês atrás, quando uma amiga apresentou esta música, à qual me viciei em menos de 30 segundos.

Alphaville é um grupo alemão de new wave, fez um PUTA sucesso com seu primeiro CD, Forever Young e depois baixou a bola, ao menos no mainstream.

O tema desta música me lembra muito videogame, a agilidade do sintetizador e o clima que ele cria. Um vídeo simples que, a partir da metade, fica estranho e ganha meu coração (owwwnnnn *-*)



Culture Club - Karma Chameleon

Conheci o Culture Club no ensino médio, mais especificamente nas aulas de filosofia com o Kaká Altheman. A gente passava aulas assistindo os clipes dele, pode isso, Arnaldo? Era maravilhoso!

O Culture Club fez parte de um "mini-movimento" musical e estético chamado New Romanticism, que revivia o imaginário punk, a música pop eletrônica, o visual extravagante. A banda se desfez em meados de 80 por causa dos problemas de Boy George com as drogas e depois se refez sem ele. Uma pena, Culture Club sem ele é nada.

O clipe de Karma Chameleon foi dirigido por Steve Barron, que também trabalhou com A-Ha e Dire Straits. Gosto da frase que Boy George usa para explicar a canção:

"The song is about the terrible fear of alienation that people have, the fear of standing up for one thing. It's about trying to suck up to everybody. Basically, if you aren't true, if you don't act like you feel, then you get Karma-justice, that's nature's way of paying you back".

Eis, então:



******************************************************

É isso, deixei de citar zilhões de grupos, não coloquei nenhum brasileiro. Não é preconceito, é que não tenho clipe favorito dos grupos daqui e desta época. Curtiu? Tem algum clipe que gostaria de me indicar? Qual o seu favorito desta década? Coloque aí nos comentários e vamos complementando o post e relembrando o passado.

;)

7 comentários:

  1. Nasci em 1983 e ouvi muito dessas bandas na infância. Mas a que me fala ao coração é a Cyndi Lauper. Não sei dizer o que sinto quando escuto as músicas dela...
    Me lembro de ficar olhando por um bom tempo a capa do vinil "She's So Unusual" que meu primo tinha...aquela mulher desajeitada com o penteado estranho...eu adorava!

    http://www.youtube.com/watch?v=x0cJnVeiMrw

    ResponderExcluir
  2. Culture Club é demais, o 2º melhor grupo da década de 80, só perde pra Tears For Fears *-*

    Cyndi Lauper também é muito boa, tanto as músicas antigas quanto as novas ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho absurdamente lindos quase todos os videos do Depeche Mode dirigidos pelo Anton Corbijn (diretor de Control, cinebiografia do Ian Curtis). Tipo esse de Never Let Me Down: http://www.youtube.com/watch?v=3O83sZV360A

    ResponderExcluir
  4. Cindy Lauper é mesmo demais. Lembro que meu pai tinha um vinil dela.
    Dos 5 o que eu mais gostei foi do Devo.
    Vou tentar lembrar de outras coisas, assim que lembrar comento de novo *-*

    ResponderExcluir
  5. Bacana este clipe do Depeche Mode, nunca tinha visto :)

    Elton, seu pai tinha um vinil da Cyndi? Aposto que você ouvia muito! Isso explicaria tudo :P

    ResponderExcluir
  6. Aliás, pra quem achou o clipe de Tainted Love bizarro, recomendo outro do Soft Cell, que se chama Sex Dwarf: http://vimeo.com/10458506

    Enjoy :)

    ResponderExcluir