quarta-feira, 16 de março de 2011

Prévia - 8INVERSO traz HQ "Castro" para o Brasil

Hoje o La Colméia vem com uma informação bem bacana. Como"especialista" em histórias em quadrinhos aqui no blog e por termos interesse em temas políticos, lhes apresento uma prévia com belas imagens de uma nova HQ que em breve estará desembarcando por aqui. Trata-se de Castro, escrita e desenhada por Reinhard Kleist lançada no fim do ano passado e que será publicada pela editora 8INVERSO.

Clique na imagem para ampliar

Reinhard Kleist é autor das também HQ's Johnny Cash - Uma Biografia e Elvis, - esta última organizada junto com Titus Ackermann - ambas também com seus direitos adquiridos pela 8INVERSO e muito bem recebidas pela crítica. Baseando-se em pesquisas sobre a vida do ícone cubano e também em uma viagem que fez à Havana em 2008, Kleist cria uma narrativa onde um jornalista se interessa pela vida de um revolucionário na Cuba de 1958: Fidel Alejandro Castro Ruz. Como em uma das imagens desse post, percebe-se que a história vai além da revolução cubana que derrubou o ditador Fulgencio Batista.
Porém, para fazer essa prévia, precisamos conhecer quem está por trás deste lançamento. Sabemos que material Kleist teve de sobra para escrever uma obra mais próxima possível da verossimilhança, mas será algo que saberemos apenas quando tivermos a obra em mãos. Seu trabalho com a biografia em quadrinhos de Johnny Cash não ficou abaixo do esperado segundo críticos (infelizmente ainda não li apesar de fã do trabalho de Cash). Pode ficar ruim se pender muito para a "direita" tanto quanto para a "esquerda". Mas, como eu disse, o autor parece estar com uma boa base para desenvolver a narrativa (Kleist teve apoio de Volker Skierka, biógrafo de Fidel que também assina o prefácio de Castro). É possível notar pela prévia que os traços de Kleist não tendem para a um tom chargista, tentando ser realista, porém cartunesco ao mesmo tempo para que o efeito de empatia seja maior. O preto e branco reforça a idéia de se aproximar da verdade não fazendo com que as cores "falem" por si.
É grande a chance de que Castro torne-se uma obra indispensável. Seja para os adoradores, seja para os contra a sua postura, seja apenas para curiosos deste que, sem dúvida, foi um dos ícones do século XX. Só perderá seu valor se acontecer da obra tornar-se partidária, como dito anteriormente. E claro, assim que a HQ estiver em mãos e lida por completo, uma resenha será colocada no blog, podem ficar tranquilos.


"Condena-me, não importa, a História me absolverá." - Famosa frase de Fidel Castro em La Historia me absolverá, pronunciamento de 16 de outubro de 1953. Será que esta "estória" o absolverá?

“Castro”, graphic novel da 8INVERSO sobre Fidel Castro
Texto e ilustrações: Reinhard Kleist
Tradução: Margit Neumann
Páginas: 288
Preço: R$ 51,00

!Atualização: Galera, a 8INVERSO está sorteando dois exemplares de Castro. Basta ter uma conta no twitter e dar um RT. Mais informações por aqui!

2 comentários:

  1. Conheci o Reinhard em BH na 6 FIQ tava la dando autografo e tal e divulgando algumas paginas da bio do Elvis que viria a chegar no Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Como fazer um trabalho desse sendo completamente imparcial? È da natureza do ser humano implicitar suas opiniões. Se ele conseguir essa façanha, a obra será memorável.

    ResponderExcluir