quarta-feira, 9 de março de 2011

O rock não morreu

Como diria Zappa, ele apenas ficou com um cheiro estranho.


É fato que o rock no mainstream anda decepcionando, sepultado num caixão colorido de letras clichês e melodias padronizadas, mas isso não é motivo para desespero dos velhos (de idade ou não) reclamarem do gênero musical.

O rock não está morto, mas fragmentou-se ao infinito. Não existe rock, mas punk rock, indie rock, rock caipira, pop rock, samba rock, rock progressivo, grunge, glam, britpop, hard, garage, aaaaaaaaahhh, et ceeeetera, pô!

Hoje em dia tem rock pra todo mundo, tem rock até pra quem não gosta de rock. Vou usar só exemplos brasileiros pra ilustrar minha opinião, 3 exemplos. Aí vão:

Charme Chulo

Véi, essa banda foi a melhor coisa que minha ex-namorada me apresentou. Charme Chulo toca um rock caipira, sentimental, às vezes ácido (como todo sentimento pode ser). São lá de Curitiba e lançaram o primeiro EP em 2004.



Aliás, Curitiba é um polo do rock, tem dezenas de bandas que arrebentam (ou arrebentaram em seu curto período de existência). Cito: Sabonetes, Terminal Guadalupe, Mordida, BlindagemPoléxia, Anacrônica, Pelebrói Não Sei, enfim. Recomendo todas!

Jumbo Elektro

O Jumbo Elektro não vou tentar definir se não vai ficar algo mais maluco que o som deles. É rock eletrônico. Ponto. Ponto? Conheci eles através de um depoimento que deram para um livro sobre o velho Frank Zappa de guerra, fiquei fascinado com o visual pós-moderno dos caras e fui atrás das músicas deles na internet. Não poderia ter uma surpresa melhor.

O clipe abaixo encaixou-se bem com este texto, pois brinca com a questão dos ídolos do rock e com a idéia d’ “o rock está morto”.



Vale conferir também Cérebro Eletrônico, banda de rock alternativo que deu origem ao JE. :)

Rock Rocket

Outra banda paulista, agora aproveito pra indicar uma banda mais punk, mais porra louca, mais alcoólica, que tive a oportunidade de ver ao vivo, no Bar do Zé aqui em Campinas. Os caras do Rock Rocket tem um PUUUUTA presença de palco e o som enérgico ajuda bastante.



Bem, é isso. Tem várias outras bandas de rock no Brasil que merecem mais destaque do que têm. Quem quer música boa hoje tem de garimpar na internet.

Pessoal, indiquem nos comentários outras bandas de rock da atualidade que vocês curtam e aproveitem também pra discutir se o rock morreu ou não. Meu texto acaba aqui, mas o post, enquanto vocês comentarem, não tem fim.

:)

Um comentário:

  1. O Rock nao acabou so se dividiu numa porrada de vertentes loucas e psicodélicas de bandas brazucas vale conferir tambem : Black Drawing Chalks (de Curitiba),Moxine(Paulista da Gema)e nossas bandas campineiras : Os Muzzarelas,Oito Maos e a Curitibana Banda Gentileza.

    ResponderExcluir