quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Justiça é Cega...e Caveira

A sinopse é épica. Bombeiros vândalos e terroristas invadem o Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Lá, fazem bombeiros justos, mulheres e até crianças como reféns. Armados perigosamente com marretas, os terroristas demandam que o governo libere um aumento absurdo nos salários da classe, que já ganha generosos R$ 950,00, dinheiro público que poderia ser investido em mais estádios para a Copa do Mundo. Indignado com a atitude dos criminosos, o Senhor Governador Sérgio Cabral, envia os heróis do Rio de Janeiro. A tropa de elite, capaz de lidar com as situações mais perigosas e tensas. Quando a solução é a força, a sociedade recorre ao BOPE.

Parece o roteiro de um vindouro Tropa de Elite 3. Talvez foi assim que trabalhou a mente de Sérgio Cabral, ou foi isso que ele tentou demonstrar, ao ficar sabendo da situação que ocorreu entre os dias três e quatro desse mês. Mas minha análise vai um pouco mais a fundo nessa questão. É engraçado ver como o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), que serve ao poder público, além de ter se tornado um argumento eleitoreiro por parte do governo do RJ, agora serve de contexto para ilegitimar a luta justa de trabalhadores. Isso não é culpa dos soldados da corporação militar, já muito bem retratados nos filmes de José Padilha. Eles acreditam que fazem o bem. O problema é a administração governamental por trás da corporação.

Força Policial e os Bombeiros "vândalos"

Para quem não sabe, um grupo de mais de 400 bombeiros invadiu há uma semana e meia o Quartel Central, no centro da cidade do Rio de Janeiro para reivindicar melhorias salariais na classe. Para reprimir o motim, a cadeira de segurança do governo do estado, enviou o BOPE. Sim, os bombeiros cometeram o crime de motim previsto pelas leis militares. Tenho certeza que eles sabiam disso. Mas isso pode tirar as justificativas levantadas pela classe? Esse ato extremo, com certeza se deu depois de tentativas de diálogos falhos com os representantes. Nada justificaria o ato dos bombeiros? Discordo. Eles fizeram sua voz arder nos ouvidos do estado. Ironicamente, logo depois do "motim", o governo anuncia um reajuste salarial para a classe dos bombeiros. Acham mesmo que se não houvesse o alarde, esse reajuste seria feito? O ato foi longe de ser legal perante a lei, mas isso o transforma em ato anti-ético? É de se pensar. É de pensar também pelo fato de Cabral chorar por causa de royalties de petróleo, ao mesmo tempo que não sente empatia pelo "choro" dos bombeiros.

Mas o que a administração do BOPE tem a ver com isso? Simples. Cabral utiliza-se dessa carta na manga para "sujar" atos justos que possam prejudicar o seu governo. O BOPE virou sinônimo da luta contra o crime e de justiça. Uma corporação formada por incorruptíveis, que são treinados para uma guerra contra o "mal" generalizado da cidade. A imagem da Polícia Militar do estado, ficou muito manchada por conta do sucesso de Tropa de Elite 2 e a corporação "caveira" virou coqueluche nacional. A ação seria muito questionável, segundo a lógica de Cabral, caso a PM tomasse conta da situação. Porém o tiro parece ter saído pela culatra. A entrada do BOPE com armas letais no Quartel, onde as esposas e filhos dos manifestantes se encontravam (e quem disser que isso foi pensado como "escudo" na manifestação, favor pensar antes de falar), foi exposta por vários veículos de comunicação. Cabral foi no mínimo um tanto ingênuo na sua atitude, pois não contava com a repercussão negativa do ato.

Sérgio Cabral ou Sérgio Mobral?

Não sejamos ingênuos também em achar que Folha, Globo, Estadão e outros, fizeram esse "bem social" de informar em detalhes a ação por bondade. Sabemos que Cabral faz parte da base aliada da presidente Dilma e que tais veículos não simpatizam com o PT, sendo um deles de forma declarada. Não sou petista, mas sou estudante de jornalismo e essa prática de cutucar sutilmente aqueles que não agradam, é um tanto hipócrita.

A questão é que nós como cidadãos e os mais de 10 milhões que assistiram Tropa de Elite 2 sabemos (ou deveríamos saber) que o BOPE é uma entidade necessária atualmente, mas que surgiu do descaso do estado com a infraestrutura pública. É um fator reativo e muito específico. O BOPE não pode ser usado como propaganda eleitoral, nem como símbolo da justiça. Ações como a dos bombeiros, se resolvem no diálogo e poderiam ter sido evitadas caso houvesse uma comunicação justa e transparente entre as partes envolvidas.

Capitão Nascimento, símbolo do BOPE

Como diz o bordão do BOPE, "Missão dada é missão cumprida". A pergunta que fica é: Quem dá a missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário