sexta-feira, 1 de abril de 2011

Topo 10+1 - Melhores Adaptações de HQ's para o Cinema

Vamos pro meu segundo Topo. Vou unir duas das coisas que tenho mais facilidade para descorrer em questão de arte: Cinema e Quadrinhos. Pra quem ainda não entendeu a posição +1, eu explico: é um mérito especial, que a torna mais que as outras posições. Explicado? Bora lá então...

Nos últimos anos, tem sido enorme o crescimento de adaptações de quadrinhos para cinema. Esse ano não será diferente, onde contaremos com quatro grandes adaptações: Thor, Green Lantern e X-Men: First Class. Entre reais obras de arte e bombas de bosta, resolvi elencar as 10 que acho as mais importantes e bem executadas.

10 - Homens de Preto




Acho que esse será uma surpresa pra maioria de vocês. Sim, Homens de Preto tem suas origens nos quadrinhos. Lançada em 1990, "The Men In Black" contava a história de uma organização que tinha como princípios básicos caçar qualquer atividade super-humana na Terra e elimina-la. Tudo isso para moldar o nosso planeta de acordo com os interesses da agência. O tom é muito mais sombrio do que o do filme, não? Mas funcionou muito bem, dando uma grande popularidade que a HQ nunca teve.


9 - Homem de Ferro


Com certeza este filme foi uma das maiores surpresas do ano de 2008. Todos tinham uma grande expectativa com O Cavaleiro das Trevas. Mas Robert Downey Jr e seu Tony Stark (ou Tony Stark e seu Robert Downey Jr.) chegaram por fora e mostraram grande competência com um filme leve e divertido, porém tocando em questões delicadas como o mercado bélico e suas ironias. Jon Favreau mostrou-se um diretor surpreendente e nada bobo. Imaginem o que ele teria feito com Homem de Ferro 2 se houvesse mais tempo? Ele já mostrou-se descontente com os prazos da sequência e a fez mesmo assim. Agora, por que será que Favreau abandonou a direção do terceiro filme?


8 - X-Men



Acho que coloquei este mais pelo contexto do que pela qualidade da película em si. Não que X-Men seja um filme ruim de doer. Serviu muito bem para introduzir o que viria a ser uma trilogia. Mas como eu disse, é o contexto que importa aqui. X-Men foi lançado em 2001 e ajudou muito ao reaquecer as adaptações de quadrinhos, que estavam no limbo desde o fatídico Batman & Robin de Joel Schumacher, que foi a gota d'água para os estúdios. Não vamos esquecer também que o filme dos mutantes foi o primeiro blockbuster de personagens da Marvel, sendo muito bem recebidos pelo público.

7 - Estrada Para a Perdição



Também mais um que passa despercebido como adaptação de quadrinhos.  A história praticamente é a mesma contada no filme, mas acredito que o filme tenha trabalhado muito melhor as relações entre os personagens e acrescentando o personagem de Jude Law que não havia na HQ. A parte religiosa, que é algo recorrente nos quadrinhos, teve menos importância no filme, o que achei positivo. Mais um caso em que a adaptação para o cinema ficou mais popular que a obra original.

6 - Batman



A primeira ida do homem morcego aos cinemas blockbusters foi muito bem sucedida. Tim Burton fez um trabalho competente, usando muito das origens pulps de Batman. Ambientando o filme num clima noir, com direito aos capangas utilizando-se das famosas Thompsons (metralhadoras), o sucesso foi imediato apesar das ressalvas à Michael Keaton no papel de Bruce Wayne/Batman. Particularmente, acho que Keaton fez um papel competente, tirando a parte física. Precisa-se que eu comente sobre Jack Nicholson como Coringa?

5 - Homem-Aranha



Esse por vezes estaria na primeira posição do meu Topo. Eu cresci tendo Homem-Aranha como meu super favorito. E quando o filme saiu, foi de chorar. Sam Raimi fez um ótimo trabalho nessa adaptação, fazendo um filme divertido e emocionante, o que sempre foi a proposta do Homem-Aranha. Com o meu amadurecimento pessoal, esse filme foi deixando de ser meu favorito, mas não perde a importância pelo seu trabalho redondo e competente. É um exemplo de filme simples, porém bem feito.

4 - Homem-Aranha 2




Quase redundante, mas tem uma grande explicação para isso aqui. Neste filme, Sam Raimi praticamente fez um repeteco da trama anterior com algumas recalchutadas bacanas que talvez tivessem faltado no primeiro filme. Alguns diálogos foram melhorados, os efeitos ficaram um pouco melhores. Não houve aqui uma mudança enorme, mantendo a simplicidade da história. Faz sentido Homem-Aranha 2 estar uma posição à frente de seu predecessor. É o mesmo só que um pouquinho melhor

3 - X-Men 2



Diferente dos dois filmes do aracnídeo, a sequência de X-Men teve grandes melhoras. A começar pela atuação de Hugh Jackman que finalmente sentiu-se a vontade em seu Wolverine. A trama também desenvolve-se, aprofundando no ponto de vista social. Quando a equipe de Charles Xavier junta-se com o que seria o protótipo dos Acólitos, equipe de mutantes liderada por Magneto e seu ideal de supremacia do gene X, somos forçados a questionar quem são os verdadeiros vilões ou se realmente existem vilões no mundo. Os efeitos visuais evoluem ao nos depararmos com as garras de Wolverine muito verossímeis e o fogo de que Pyro maneja. Ah sim, e a cena bacana da bala na testa de Logan sendo extirpada.

2 - Batman Begins



Com o sucesso das adapatações de quadrinhos nos anos 2000, vimos apenas grandes sucessos dos heróis Marvel. A DC estava ficando para trás e pouco se ouviu de seus projetos cinematográficos. Foi quando anunciaram o reboot da franquia Batman. Aqui era um perigo, pois a queda realmente foi danosa com o já dito Batman & Robin. Mas Christopher Nolan acertou novamente quando em 2005, Batman Begins chegou aos cinemas mundiais sem decepcionar. O recomeço era nítido e a temática muito mais séria e realista ficou escancarada, trazendo alívio e esquecimento das merdas feitas por Joel Schumacher. Christian Bale por hora, é o Batman definitivo, trazendo ironia e sentimento para o dúbio Bruce Wayne. Afinal, quem é a máscara? O empresário ou o morcego?

1 - Superman



Muitos desconhecem este filme. Essa geração pouco se lembrará do homem que mostrou que voar era possível. Esta para mim, é a adaptação mais fiel de quadrinhos já realizada na história, tanto visualmente como ideologicamente. Será difícil supera-la, que fique claro. Os tempos são outros, os personagens já sofreram mil mudanças de caráter. Mas naquela época, Superman ainda era Superman. O escoteiro, o homem de cueca por cima das calças. A película realizada em 1978, trouxe toda a inocência da era de ouro do herói. Christopher Reeve em seu duplo papel, conseguia diferenciar perfeitamente Clark Kent de Kal-El. Marlon Brando como Jor-El, pai kriptoniano de Kal, é de uma presença forte e inesquecível. Margot Kidder como a irreverente Lois Lane, trouxe um dinamismo à trama inigualável. Richard Donner fez o impossível na época (e até hoje para alguns diretores, infelizmente): Ele nos fez acreditar que Superman era real.

+1 - O Cavaleiro das Trevas


Se Superman é a adaptação mais fiel dos quadrinhos, O Cavaleiro das Trevas é a adaptação perfeita, na minha opinião. Vejam bem, fidelidade e perfeição são muito diferentes. Christopher Nolan pegou conceitos de anos de Batman, mas utilizou-se disso apenas como referências visuais e um pouco na formação de caráter dos personagens. Porém, o que há nessa sequência de Batman Begins é a capacidade filosófica que ela lança ao indivíduo, apropriando-se de conceitos da nossa realidade. O bem vs. O mal. Mas e quem está no meio? Como se porta nessa guerra? Teria de fazer uma extensão para explicar as tiradas incríveis que este filme lança sem parecer piegas. Para mim, a melhor obra de Christopher Nolan. E claro, a melhor adaptação de HQ para cinema...por enquanto. Quem sabe o terceiro filme possa superar?

É isso aí galera, se gostaram opinem. Se não gostaram, opinem e acrescentem a opinião de vocês. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário